‘Fragmentos de Sonhos do Menino da Lua’.
Direção de Miriam Virna.
A montagem conquistou público e crítica ao contar de forma poética e surrealista
a história do menino Miguel Moreno, que adora ficar de papo com a Lua!
Crianças de todas as idades vão poder viajar junto com o garoto em Fragmentos de Sonhos do Menino da Lua, dirigido e adaptado por Miriam Virna, que está em temporada no Teatro 2 do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A montagem inaugurou nova fase na programação infantil do CCBB, que passa a contar regularmente com peças teatrais, sempre com entrada franca!
Estão no elenco de Fragmentos de Sonhos do Menino da Lua, os atores Kael Studart, William Ferreira (também autor do cenário), Alessandro Brandão (também autor do figurino) e Elisa Tandeta. A encenação está em cartaz há três anos, desde que estreou em Brasília no primeiro semestre de 2007, conquistando crítica e público. A atmosfera onírica apresentada no espetáculo inclui muita animação gráfica, a cargo do artista plástico João Angelini, e uma trilha sonora empolgante, assinada por Mateus Ferrari, com iluminação do premiado Dalton Camargos. O cenário, de William Ferreira, brinca com proporções entre o mundo das crianças e dos adultos. Os figurinos, assinados por Alessandro Brandão, e a caracterização, criada por Marcus Barozzi, usam e abusam de volume, distorção e muito colorido. O tom surrealista, próprio da obra prevertiana, presente em toda encenação, está refletido, também, no figurino lúdico criado por Alessandro Brandão e inspirado na obra do cineasta Tim Burton (A Fantástica Fábrica de Chocolate, A Noiva Cadáver e Peixe Grande).
“Um dos aspectos que a peça quer mostrar é o valor da contemplação e do silêncio. Comumente, o universo infantil é ligado à idéia da agitação e movimento. Nos esquecemos que a vivência mais rica pode acontecer justamente na intensa e sensível vida psíquica da criança. Hoje fala-se muito do déficit de atenção. São tantos estímulos externos à disposição das crianças: jogos eletrônicos, internet, celular, televisão, i-pod... Mas o personagem Miguel Moreno mostra uma outra face da infância: ele expõe o que acontece silenciosa e secretamente na mente desses criadores de fantasia” comenta a diretora.
Miriam Virna se inspirou livremente na obra L’Opera de La Lune, do francês Jacques Prévert (1900-1977), traduzida por Adalberto Müller, para construir a poética montagem. Esta é a primeira vez que a obra de Prévert inspira uma encenação no Brasil. Fragmentos de sonhos do Menino da Lua foi contemplado pelo Prêmio Miriam Muniz (FUNARTE) e pela seleção nacional do Centro Cultural Banco do Brasil-Brasília. Em 2009, foi selecionado para integrar o projeto CCBB itinerante.
Com marcante tom surrealista, Fragmentos de Sonhos do Menino da Lua conta a história de Miguel Moreno, um menino que nunca conheceu seus pais. Por isso, mora com pessoas que não são nem boas nem más. Ele pouco sorri, afinal, vive às voltas com cálculos mentais e está cansado de estudar as guerras de religião na escola. À noite, porém, é só a Lua dar as caras para a melancolia do garoto sumir mundo afora. É à noite que surge o coro dos ratinhos ruivos, o corpo de baile dos carneirinhos, os relâmpagos, as estrelas, o mar que nunca é perigoso... Estes são alguns dos elementos que povoam os sonhos e as fantasias de Miguel madrugada adentro, deixando os adultos ao redor de olhos arregalados.
Serviço:
Fragmentos de sonhos do Menino da Lua – Direção e adaptação: Miriam Virna. Elenco: Alessandro Brandão, Elisa Tandeta, Kael Studart, Miriam Virna, William Ferreira.
Temporada: De 21 de março a 02 de maio, aos sábados e domingos.
Horário: 16h.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro II (Rua Primeiro de Março, 66. Centro)
Ingresso: GRÁTIS. Retirada de senhas 1 hora antes do espetáculo!
Horário da bilheteria: Terça a domingo, das 10h às 21h
Informações: (21) 3808-2007
Gênero: Teatro infantil
Duração: 55 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Boa Sugestão!
Por: Giselly Olivetti